quinta-feira, outubro 21, 2010

A "PAIXÃO" DA "MILITÂNCIA" NAS ELEIÇÕES

Neste último domingo, 16/10, deu entrada no Hospital Antonio Targino, em Campina Grande-PB, um senhor de 60 anos que foi atingido por duas punhaladas e sofreu diversos hematomas no rosto, resultado da agressão sofrida por integrantes de uma carreata política.

O homem declarou aos profissionais de saúde daquele hospital que foi agredido porque fez um sinal com o dedo polegar apontando para baixo enquanto a carreata passava.

Não vou nem perder tempo discutindo de qual candidato era a carreta. O meu objetivo nessas poucas linhas é perguntar: por que os "militantes" chegam a agredir os contrários? Por que as Eleições geram tanta "paixão"?

A resposta é muito simples. Mas, para que você tenha uma idéia melhor do que eu estou dizendo, vamos analisar apenas o que o resultado das Eleições provoca em um pequeno município.

Em São Vicente do Seridó, na Paraíba, houve apenas cerca de 5.000 votos válidos no último pleito. No entanto, para cerca de 40 pessoas, o resultado das Eleições decide se elas terão emprego ou não. A razão disso se dá porque quando ganha o candidato da situação, essas 40 pessoas continuam. Quando ganha o candidato da oposição, essas 40 pessoas são demitidas e são contratadas outras 40. Todas em "cargos de confiança", claro.

Se em São Vicente é assim, o que te faz pensar que no Brasil não seja? Mantendo-se a mesma proporção de "cargos de confiança" versus número de eleitores, teríamos no Brasil algo em torno de 800.000 "cargos de confiança" na administração pública.

Por acaso você já viu algum candidato prometendo que vai acabar com essa farra dos "cargos de confiança"? Ou, melhor ainda, você sabe o número total desses "cargos de confiança" e quanto eles custam ao país, estado ou município?

Procure saber e você entenderá o motivo de tanta "paixão" por parte da "militância".

Aliás, "militância" é a mistura de gente que vai ocupar "cargo de confiança" com gente que trabalha pra ganhar cem reais por semana para agitar bandeiras e distribuir panfletos nas ruas.

Investigue e veja se não é assim!



Abcs Bento Souto

quarta-feira, outubro 13, 2010

CANDIDATO ALOPRADO - O FILME!




Não, apesar do título, o filme não tem nada a ver com aqueles sujeitos que foram pegos com milhões de reais tentando comprar um "dossiê" contra o candidato tucano, em 2006.

CANDIDATO ALOPRADO (Man of the Year) é um filme que satiriza o processo eleitoral americano. Ele não tem traz nenhuma novidade para quem já sabe como as coisas funcionam na política. Também, diga-se de passagem, ninguém que participou do filme merece ganhar um Oscar.

No entanto, se você quer dar uma boas risadas enquanto enxerga o óbvio sobre o processo eleitoral (tudo é marketing, marketing, marketing!), eu recomendo que você o assista.

Aliás, há uma fala no filme que eu recomendo aos "torcedores" de Dilma e Serra:

“políticos e fraldas estão sempre cheios da mesma coisa, por isso devem ser trocados de tempos em tempos!”

Assim, se você está cansado de receber tanta besteira eleitoreira em sua caixa postal, assista CANDIDATO ALOPRADO.

Depois, me diga se não valeu a pena.


Abcs Bento